- Brasilidades
- Instrumental
- Jazz
O quarteto QUARTABÊ surgiu a partir da banda Claras e Crocodilos, a mais nova leitura de Arrigo Barnabé de sua obra-prima de 1980. Ana Karina Sebastião (baixo), Joana Queiroz (sax, clarinete e clarone), Maria Beraldo Bastos (clarinete e clarone) e Mariá Portugal (bateria) são a ala feminina do projeto de Arrigo, que vem arrancando elogios da crítica e do público com shows no Brasil e no exterior.
As “Claras” unem-se ao Chicão, pianista e tecladista atuante na cena musical e teatral paulistana, para trazer uma leitura diferente do repertório já consagrado do gigante Moacir Santos (1926-2006). Compositor fundamental da música brasileira do séc. XX, Santos sintetizou de maneira até então inédita a música negra brasileira, o jazz e a música orquestral contemporânea. É influência declarada de Tom Jobim e João Gilberto, foi professor de Baden Powell, João Donato e Eumir Deodato, tendo contribuido para abrir novos caminhos para a música no Brasil.
A Quartabê lança mão de referências que vão do free jazz escandinavo ao afrobeat, do choro ao pop, para revelar aspectos não tão explorados da multifacetada música de Moacir Santos.
Após uma estreia animadora no Rio de Janeiro em 2014 no Festival Moacir Santos, o grupo tem tocado em importantes festivais no Brasil e apresentado o trabalho do seu primeiro disco "Lição #1: Moacir".
Integrantes:
Ana Karina Sebastião – Baixo
Maria Beraldo Bastos – Clarinete e Clarone
Mariá Portugal – Bateria
Joana Queiroz – Clarinete, Clarone e Sax
Rafael “Chicão” Montorfano – Piano
ótimo som. metais, performance, jazz... muito bom.