Cantos de Trabalho

(0)
São paulo, SPR$ 1.500 - R$ 3.500

Highlights

  • Musicalmente, os arranjos privilegiam o formato acústico, passeando por uma variada gama de estilos e ritmos regionais brasileiros.
  • O espetáculo "Cantos de Trabalho" surgiu a partir das canções registradas em campo.
  • Sobre o trabalho

    A Cia. Cabelo de Maria apresenta o espetáculo “Cantos de Trabalho”, dirigido por Renata Mattar. A musicista vem pesquisando há mais de dez anos, fazendo gravações, participando de rituais e festas, aprendendo versos e cantigas. Renata viajou por diversas localidades de diferentes regiões do Br...

    A Cia. Cabelo de Maria apresenta o espetáculo “Cantos de Trabalho”, dirigido por Renata Mattar. A musicista vem pesquisando há mais de dez anos, fazendo gravações, participando de rituais e festas, aprendendo versos e cantigas.

    Renata viajou por diversas localidades de diferentes regiões do Brasil buscando comunidades que ainda trabalhassem em mutirão e que utilizassem a música na lida. O espetáculo "Cantos de Trabalho" surge a partir das canções registradas em campo.

    As cantigas apresentadas no show “Cantos de Trabalho” vêm das destaladeiras de fumo de Arapiraca (AL), das descascadeiras de mandioca de Porto Real do Colégio (AL), das plantadeiras de arroz de Propriá (SE), da farinhada da comunidade de Barrocas (BA), da colheita de cacau de Xique-Xique (BA), da bata do feijão de Serrinha (BA) e das fiandeiras de algodão do Vale do Jequitinhonha (MG).

    Musicalmente, os arranjos privilegiam o formato acústico, passeando por uma variada gama de estilos e ritmos regionais brasileiros. As vozes femininas vêm em primeiro plano, auxiliadas pelos cantos e contracantos do violão, da viola caipira e do violino. A percussão é feita com instrumentos convencionais e com os próprios objetos utilizados na lida.

    Em dezembro de 2007 a Cia Cabelo de Maria lançou o CD “Cantos de Trabalho” pelo SESC São Paulo. Desde então, o álbum vem sendo um dos mais vendidos daquele selo. O grupo já se apresentou em várias cidades, muitas vezes tendo a participação especial das destaladeiras de fumo de Arapiraca no palco, levando ao público a impressionante força e originalidade das suas vozes.

    Ficha Técnica
    Renata Mattar – direção geral, pesquisa, sanfona, percussão e voz
    Lucilene Silva – percussão e voz
    Gustavo Finkler – arranjos, violão e viola caipira
    Micaela Nassif – violino
    Ari Colares – percussão
    Mateus Mapa - baixo

    Leia mais
    Ver mais